sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A CONSCIÊNCIA NEGRA NO 7º B


O 7º Ano "B"/2009 do Col. Est. Bartolomeu Bueno da Silva, sob a Coordenação do Prof. Paulo Sérgio, de Língua Portuguesa, nos meses de outubro e novembro, executou o Projeto: Consciência Negra e Cultura Afrobrasileira.
Neste projeto, os alunos pesquisaram a influência africana na língua portuguesa do Brasil, analisaram letras de músicas e filmes que falam sobre o racismo e os afrodescendentes, com destaque para o filme UMA ONDA NO AR, leram livros que falam da áfrica e/ou afrodescendentes, analisaram textos sobre religiões africanas e cultura afrobrasileira, entrevistaram cidadãos afrodescendentes de nossa cidade e assistiram a uma palestra sobre o cotidiano em Angola-África, ministrada por Paulo Cezar de Freitas.
Depois de todo este embasamento, os alunos escreveram frases e textos de opinião sobre o preconceito racial no Brasil, que deu origem ao livro OS VALORES NÃO TÊM COR; fizeram cartazes com os vocábulos de origem africana e com as frases; fizeram cartazes com personalidades afrodescendentes; decoraram os cartazes com bordas inspiradas na arte africana; montaram um painel com fotos e gravuras de africanos e afrodescendentes com o título A COR NEGRA ESTÁ NO CORAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO; o aluno Carlos Eduardo pintou uma tela representando a arte africana; montaram um painel com fotos de Angola, telas e esculturas madeira trazidos de Angola pelo amigo Paulo Cezar.
Todo este trabalho foi exposto na VI FECABBS , Feira de Ciências, Cultura e Arte do Bartolomeu. Para enriquecer a exposição, a sala (ou museu) do 7º Ano "B", os alunos mostraram também cartazes e painéis trabalhados na aula de História com a Profª. Elaine Macedo, falando de Zumbi de Palmares; grandes líderes mundiais africanos e/ou afrodescendentes e mulheres africanas. Mostraram também esculturas e peças de arte oferecidas pela Profª. de Arte, Cida Lima.
A exposição do 7º Ano "B" realmente foi um sucesso de beleza, cultura e curiosidades!!! Todos que passaram por lá, com certeza, passaram a ver a cultura afro de uma forma mais positiva...
Quem sabe um dia o preconceito realmente desapareça e realizamos nosso sonho de uma sociedade justa e humana...
Prof. Paulo Sérgio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário