quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PROMOVER A PAZ É...

Promover a PAZ é usar a consciência,

é fazer guerra contra todo tipo de violência.


A violência, a cada dia mais, se mostra “um problema global, que envolve o mundo todo, mas que exige uma atitude local”; ou seja, atitudes pequenas de cada um.

Nós temos vários nomes de reconhecimento internacional, às vezes mundial, como Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, e muitos outros, que deram suas vidas no movimento pela PAZ. Em nossa comunidade, temos pessoas como os membros da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, os dirigentes das igrejas, os professores e funcionários das escolas, que também estão constantemente na luta contra a violência e a favor da vivência dos valores humanos, que são a condição vital para se viver em PAZ.

Para se eliminar a violência não dependemos de planos de governo, de novas leis, ou de projetos grandiosos, mas sim da mudança de atitude de cada um. Não devemos esperar por ações do Governo Lula, ou do próximo Governo, nem de intervenção da ONU, ou que algo de sobrenatural aconteça para mudar a atual situação de medo e insegurança em que todos vivemos. Precisamos, antes disso, começar mudando a nós mesmos, mudando os nossos hábitos, e assim, mudar o nosso grupo, a nossa comunidade, o nosso mundo.

Viver em PAZ é jogar o papel de bala no lixo; é receber o outro sempre com um sorriso; é dizer “Muito obrigado!”; é olhar nos olhos e perguntar: “Como tem passado?”, “Você é muito importante para mim!”; é oferecer ajuda quando pensa em acusar; é saber perdoar quando pensa em condenar... Viver em PAZ é, enfim, vivenciar os valores humanos: a verdade, a justiça, a honestidade, a tolerância, a lealdade, amizade e amor.

Prof. Paulo Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário